O que é assédio moral no trabalho?
É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho.
Estratégias do agressor
O agressor escolhe a vítima e a isola do grupo. Também impede de se expressar e não explicar o porquê. Ainda a fragiliza, ridiculariza, inferioriza, menospreza em frente aos pares.
Consequências do Assédio Moral à Saúde
Os sintomas nas vítimas de opressão revelam diversas reações, entre as quais: palpitações, sentimento de inutilidade, depressão, dor de cabeça e distúrbios digestivos.
O que a vítima deve fazer contra o assediador?
* Resistir: anotar com detalhes todas as humilhações sofridas.
* Dar visibilidade, procurando a ajuda dos colegas.
* Evitar conversar com o agressor, sem testemunhas. Ir sempre com colega de trabalho.
* Procurar o sindicato e relatar o acontecido para diretores e outras instâncias como: médicos ou advogados do sindicato assim como: Ministério Público, Justiça do Trabalho, Comissão de Direitos Humanos e Conselho Regional de Medicina.
* Recorrer ao Centro de Referencia em Saúde dos Trabalhadores e contar a humilhação sofrida ao médico, assistente social ou psicólogo.
* Buscar apoio junto a familiares, amigos e colegas, pois o afeto e a solidariedade são fundamentais para recuperação da auto-estima, dignidade, identidade e cidadania.
Mais notícias
-
Foi dada a largada para a Campanha Salarial 2015/2016. A direção do Sindconfecções/RN convoca os trabalhadores da indústria de confecções...
-
Em julho de 1945, Pedro Alves, Antônio Domingos, José Batista de Paula, José Gomes e tantos outros colegas e à exemplo de outras classe...
-
Após aprovação da primeira emenda aglutinativa, fruto de acordo entre os líderes partidários, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou E...
-
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST/RN promoveu uma ampla programação esportivo-cultural em virtude do 28 de abril, Di...












0 comentários:
Postar um comentário