O Sindicato dos Alfaiates e Costureiras tem a responsabilidade de orientar e informar sobre dois males que prejudicam a vida dos trabalhadores, o Assédio Moral e a LER/DORT: suas causas, como se prevenir e as ,medidas que evitem suas conseqüências. O sindicato está pronto para receber qualquer reclamação que prejudique você, trabalhador e dar os devidos encaminhamentos para solução do problema. Questões como ritmo intenso de trabalho, periculosidade e insalubridade, que causam várias doenças e acidentes graves, expondo o trabalhador a riscos constantes, até de vida, devem ser denunciadas.
A conscientização é o principal instrumento para se preservar a integridade física e moral do trabalhador, para desta forma se garantir saúde e melhores condições de trabalho. Com o empregado consciente, ganham a empresa, o trabalhador e seus familiares. Veja abaixo alguns esclarecimentos sobre assédio moral e LER/DORT:
Assédio Moral
- O assédio moral é uma das mais recentes e nocivas causas de adoecimento; Devido à pressão excessiva pelo cumprimento de metas e à humilhação nos locais de trabalho, muitos trabalhadores sofrem com doenças Como depressão e síndrome do pânico.
· O Assédio Moral é a exposição dos trabalhadores a situação humilhantes constrangedoras, repetitivas e prolongadas na jornada de trabalho e exercício de suas funções na qual é caracterizado pela degradação deliberada das condições de trabalho, em que o agressor tenta de todas as maneiras .fragilizar, ridicularizar, inferiorizar e desestabilizar emocional e profissional-mente a vitima com condutas abusivas e constrangedora, na tentativa de fazer com que a vitima cheque a pedir demissão. Denuncie, não sofra este abuso.
LER/DORT
- As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) se trata de alterações e sintomas de diversos níveis de intensidade nas estruturas osteomusculares (tendões, sinóvias, articulações, nervos, músculos), além de alteração do sistema modulador da dor. Esse quadro clinico é decorrente do excesso de uso do sistema osteomuscular no trabalho.
- Se o trabalho que você exerce possui algumas destas características, como: repetitividade, excesso de movimentos, falta de flexibilidade de tempo e ritmo, exigência de produtividade, falta de canais de diálogo entre trabalhadores e empresa; pressão das chefias para manter a produtividade, mobiliário e equipamentos inadequados. Fique de olho pode ser LER/DORT.
- Alguns os sintomas são dores constantes sensação de dormência; formigamento; cansaço nos membros ou sensação de peso; inchaço; choques; diminuição da força muscular, dificuldade de movimentação e desconforto. Se sentir alguns dos sintomas, procure um médico de sua confiança para investigar e fazer um diagnóstico seguro, se cuide!
0 comentários:
Postar um comentário