O Sindicato participou no dia 04 de março, no auditório da Assembléia Legislativa, de um ato público pela memória das vitimas de acidente de trabalho organizado pelo Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente do·Trabalho (FEPMAT) e em parceria com o Centro Estadual de Referencia em Saúde do Trabalhador (CEREST-RN), a DRT e a Procuradoria do Trabalho, através da Dra. Ileana Neiva Mousinho. Estiveram também presentes 0 presidente da CTB/RN, João Oliveira; dirigentes do Sindágua, SINTECT/RN, Oposição Bancaria/CTB, SindSuper.
Essa data foi adotada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a partir de 2003, como o Dia Mundial em Memória das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, se transformando num memorial após acidente ocorrido em 28 de abril de 1969, quando 78 mineiros morreram em explosão na mina de Farmington, em Virginia, Estados Unidos.
Este dia, bem como os demais, deve servir de reflexão para a necessidade de cuidados com a segurança e saúde nos locais de trabalho e no trajeto até ele, tanto por parte do trabalhador como dos empregadores que devem dar condições necessárias de trabalho.
Segundo Navegantes, presidente' do Sindicato "o acidente do trabalho deve ser considerado o caminho entre a casa do trabalhador até o local de trabalho, onde qualquer atividade que provocar lesão corporal pode resultar na morte, perda ou redução da capacidade para 0 trabalho, isso inclui também as doenças ocupacionais".
Dados de Ministérios da Previdência Social e do Trabalho e Emprego, retirados da Comunicação de Acidentes de Trabalho (CAT) apontaram a ocorrência de 491.711 acidentes de trabalho em 2005.
De acordo com a OIT, cerca de 5 mil mortes são causadas diariamente decorrentes de acidentes e doenças do trabalho.
Um estudo feito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento para a America Latina, mostra que de 20 a 27 milhões de acidentes de trabalho que ocorrem anualmente na região, 90 mil são fatais. Ou seja, 250 pessoas morrem por dia, com um balanço de 40 a 50 acidentes por minuto.
Por isso 0 Sindicato esta sempre na luta denunciando todas as formas de exploração e pede a você trabalhador que denuncie sobre qualquer irregularidade no ambiente de trabalho.
0 comentários:
Postar um comentário