Com grande empolgação os trabalhadores de diversas categorias do Rio Grande do Norte se reuniram nos dias 04 e 05 de abril no Encontro Estadual de Fundação da sessão da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - CTB no Rio Grande do Norte. O ato político de abertura do encontro no auditório do SESC/Centro ficou lotado de trabalhadores do campo e" da cidade reveIando-o desejo do movimento sindical potiguar de construir lima central classista.
Para comandar a CTB Potiguar foi eleito um dos Coordenadores do Sindicato dos Trabalhadores na Educação do RN - SINTE/RN, João Oliveira, que em seu discurso de posse agradeceu a oportunidade de presidir uma central que tem como patrono Alírio Guerra, lider sindical e popular da década de 80 em nosso estado. João Oliveira também defendeu a construção da CTB/RN com a atuação de todos os diretores, afirmando grande responsabilidade do movimento classista na construção de uma agenda que unifique o movimento sindical e popular por mais direitos para os trabalhadores.
A presidente do SINDCONFECÇÕES, Maria dos Navegantes, foi eleita para a Secretaria da Mulher Trabalhadora da CTB/RN e terá a responsabilidade de envolver e debater a presença da mulher no mercado de trabalho e as condições desse trabalho.
O SINDCONFECÇÕES e um dos principais fundadores da CTB/RN por entender que e necessária a construção de uma central onde o principal será a luta por melhores condições de trabalho, melhores salários, mas também a luta política por uma sociedade mais justa e igual. O sindicalismo não pode ficar preso as reivindicações salariais têm que se apresentar a sociedade com uma alternativa política. No encontro estadual 0 Sindicato participou com uma representação de seis diretores que debateram e apoiaram a fundação da CTB/RN.
Uma das principais reivindicações da Central e pela redução da jornada de trabalho, de 44h para 40h semanais, sem redução de salários, desenvolvendo inclusive uma grande campanha nacional em parceria com outras centrais sindicais, recolhendo um abaixo-assinado com um milhão e meio de assinaturas que foram entregue no dia 3 de junho na Câmara dos Deputados, junto com a realização de uma Audiência Publica. Outras reivindicações da CTB são o fim do fator previdenciário, que reduz 0 valor das aposentadorias, e a ratificação das convenções 151 e 158 da Organização Internacional do Trabalho, que estabelecem aos servidores públicos o direito a negação coletiva e coíbe o use da demissão sem motivação declarada, para pedir o apoio do congresso nacional para essa proposta esta sendo recolhido um grande abaixo - assinado dos trabalhadores.
No sábado (05) foi apresentada a resolução política pelo dirigente nacional, Divanilton Pereira, do Plano Estadual de Lutas, por João Oliveira e do Estatuto da central, por Marcio Dias, presidente do Sindicato dos Petrolheiros do RN, seguida de intervenções dos delagados emitindo opiniões sobre os objetivos estratégicos da Central.
Ainda teve a intervenções registrando a necessidade da CTB/RN atuar entre o movimento social, resgatando a Coordenações dos Movimentos Sociais - CMS, e a construções de um Fórum de Centrais Sindicais no estado, unificando os movimentos populares nas lutas por melhores condições de vida, salário, educação, saúde, emprego,
Ao encerramento do encontro foi aclamada a palavra de ordem construída pelos CTbistas Potiguares "unir, lutar, vencer, agora e CTB".
0 comentários:
Postar um comentário