Nesta quarta-feira (2) os presidentes do Sindicato dos Petroleiros do RN, Marcio Dias; do SINTECT-RN (Sindicatos dos Trabalhadores nos Correios), Moacir Soares; do SINTSERP (Sindicato dos Trabalhadores da Prefeitura de Parnamirim), Jocelin Bezerra; do SindCostureiras, Maria dos Navegantes; e do SindCalçados, Marcones Marinho, assinarão a ficha de filiação à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), promovendo assim a fundação as seção estadual da central sindical no Rio Grande do Norte. O Evento se realizará na sede estadual da entidade, na Avenida Rio Branco, Edifício Padre Cícero, Centro, sala 207/208.
Depois de 29 assembléias distribuídas entre os locais de trabalho, nas bases dos trabalhadores da Petrobras, aprovaram por maioria pela desfiliação da CUT e filiação ao Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil. A proposta de filiação a CTB foi referendada por 76,9% dos votos, onde 7,1 se abstiveram e 13,4% votaram pela manutenção da filiação a CUT.
Primeiramente a proposta foi aprovada pela ampla maioria da diretoria do SINDIPETRO/RN. Ao final do processo a categoria debateu com profundidade o tem e aprovou a proposta da direção do sindicato. Participaram das assembléias 938 petroleiros. Segundo Marcio Dias, presidente do SINDIPETRO/RN “Há tempos a categoria se queixava do atrelamento exarcebado da CUT ao governo, da sua perda de independência e de combatividade. O que aconteceu agora, a desfiliação, foi um processo natural e em conseqüência da dinâmica da vida sindical, do movimento histórico”.
Correios
No Sindicato dos Trabalhadores nos Correios (SINTECT/RN) também realizou duas assembléias simultâneas em Natal e Mossoró com a participação de 115 trabalhadores onde 104 trabalhadores aproaram pela desfiliação da CUT e filiação a CTB, com mais de 95% de aprovação, atestando a liderança e representatividade que os dirigentes sindicais classistas tem no rio Grande do Norte.
I Encontro da CTB/RN
Já final de semana, dias 04 e 05 de abril, acontecerá o Encontro Estadual de Fundação Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB/RN, seção do Rio Grande do Norte, no auditório do SESC/Centro. A Central Sindical está sendo fundada no estado por um conjunto de lideranças sindicais como os presidentes do Sindicato dos Petroleiros do RN (SINDIPETRO/RN); do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios (SINTECT/RN); do SINTSERP (Sind. dos Trabalhadores da Prefeitura de Parnamirim); SindCostureiras; SindCalçados; além de dirigentes do SINTE/RN, como as regionais de São Gonçalo do Amarante, Mossoró, Caico, Apodi, Santa Cruz; do Sindagua/RN; junto com lideranças sindicais bancárias; e um numero considerável de Sindicatos de Trabalhadores Rurais, liderados pelo vice-presidente da FETARN, Zé Ferreira. A expectativa é reunir 300 delegados e militantes do movimento sindical do Rio Grande do Norte.
Agora esses Sindicatos e outros vão lutar para que os trabalhadores sejam novamente protagonistas das grandes transformações que o Brasil precisa. Uma central como a CTB tem condições de executar, ao lado de outras foras políticas e centrais.
0 comentários:
Postar um comentário