O 8 de março, Dia Internaional da Mulher, mais uma simples data comemorativa é um registro vigorante da luta histórica pela igualdade de gênero e das conquistas femininas. Além de emprego e salário, ao longo dos tempos, as trabalhadoras têm conquistado direitos e ocupado espaços não apenas no mercado de trabalho, mas também em instâncias de poder como a eleição da presidenta Dilma Rousseff.
Histórico - Para se chegar até aqui, foram muitas batalhas. O marco para a instituição desta data foi a Conferência Internacional das Mulheres, realizada na Dinamarca em 1910.
O dia foi escolhido porque foi em 8 de março de 1857 que 129 operárias têxteis de Nova York, em greve por melhores condições de trabalho, foram trancadas na fábrica, que foi incendiada pelos proprietários. Todas morreram. As operárias reivindicavam redução na jornada de trabalho, que era de 16 horas diárias, e salários melhores (elas ganhavam um terço do que era pago aos homens).
Reafirmação - No Brasil, a data tem servido de marco para reafirmar as reivindicações das trabalhadoras. Também é símbolo de muitas conquistas, desde o direito ao voto, em 1932, a garantias legais, como estabilidade à trabalhadora gestante, licença-maternidade, auxílio-creche, entre outras referentes ao mundo do trabalho. E, no âmbito social, uma das principais conquistas recentes foi a instituição da Lei Maria da Penha, que prevê punição aos homens que praticam violência contra a mulher.
Entretanto,muito ainda precisa ser conquistado. Falta a criação de mais creches, o fim da violência contra a mulher, acesso a moradia, igualdade no trabalho, descriminalização e legalização do aborto, preservação da natureza e reforma agrária.
É certo que todas as conquistas foram fruto das mobilizações das mulheres. É certo também que ainda há muito a se batalhar para que a igualdade de direitos seja de fato alcançada. Mas o caminho aberto permitiu que as mulheres chegassem à primeira década do século XXI com determinação e dispostas a continuar na luta por cada vez mais espaços.
Programação de luta no 8 de março:
Concentração, às 8h, com café da amanhã aos trabalhadores e trabalhadoras na Praça Almirante Tamandaré (em frente ao Sindicato dos Rodoviários - SINTRO);
Caminhada, às 10h, pelas ruas e avenidas do Centro de Natal/RN;
Ato público com panfletagem no calçadão da Rua João Pessoa no Centro de Natal;
AGENDA Alusiva DIA 08 DE MARÇO -2013
Data Hora Local Atividades Responsável
05/03 - 3ª feira 10h RM NOR - Parnamirim Panfletagem SINDCONFECÇÕES
06/03 -4ª feira 10h COTEMINAS -Macaíba Panfletagem SINDCONFECÇÕES
06/03 -4ª feira 13h COTEMINAS – São Gonçalo Panfletagem
CENTRAIS/Sindicatos
07/03 -4ª feira 10h Guararapes - Extremoz Panfletagem SINDCONFECÇÕES
07/03 -4ª feira 13h Vicunha - Extremoz Panfletagem
CENTRAIS/Sindicatos
07/03 -4ª feira 13h COATS- Extremoz Panfletagem
CENTRAIS/Sindicatos
8 de março, um dia para todo o sempre
Written By Unknown on quinta-feira, 7 de março de 2013 | 16:13
Mais notícias
-
CLÁUSULA PRIMEIRA - VIGÊNCIA E DATA-BASE As partes fixam a vigência da presente Convenção Coletiva de Trabalho no período de 1º de mai...
-
O Sindicato dos Alfaiates e Costureiras esteve mais uma vez presente na luta da defesa da mulher trabalhadora. Os diretores do Sindicato ...
-
Todas as sextas-feiras de 8h às 12h e das 13h às 17h. O atendimento é realizado mediante agendamento pelo telefone: (84) 3653-4663.
-
A diretoria do Sindicato das Costureiras e Alfaiates do RN comunica que a partir do dia 19 de dezembro entrará de recesso de final de ano ...
0 comentários:
Postar um comentário