Na abertura do Encontro, foram discutidas o Projeto Vidas Paralelas no Brasil: estratégia de empoderamento dos trabalhadores tendo como conferencista a Dra. Maria da Graça Luderitz Hoefel - Prof. UNB/Coordenadora Nacional do PVP sob a Coordenação de Geolipia Jacinto. A Mesa-redonda envolveu o debate com os representantes dos Carteiros, profissionais do sexo e das costureiras que, sob a coordenação de Mesa de Ana Maria Teixeira, exporam suas experiências no PVP no RN utilizando a metodologia das rodas de conversa com enfoque na Ergologia.
Em ambos os dias, a programação tem início às 8h30, no Hotel Praia Mar, em Natal. Entre as questões em debate, o evento abordará os riscos no trânsito urbano e impactos na saúde dos motoristas e motociclistas profissionais no Estado. A mesa-redonda, marcada para as 16h da quinta-feira (30), terá a participação da procuradora regional do Trabalho, Ileana Neiva.
“A categoria dos motociclistas é uma das que mais sofrem acidentes de trabalho no Estado, e não deve contentar-se apenas com a recente conquista do adicional de periculosidade, mas sim lutar por condições de trabalho mais seguras”, alerta a representante do Ministério Público do Trabalho no RN (MPT/RN), que também será uma das debatedoras da discussão em torno da Efetivação da Política de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, no dia 31, às 14h.
Além da procuradora, participam das palestras: a coordenadora nacional do Projeto Vidas Paralelas, Maria da Graça Luderitz Hoefel, que é professora da Universidade de Brasília (UNB), a juíza do Trabalho Simone Jalil, o representante do Ministério da Saúde, Roque Manoel Perusso Veiga, bem como professores da UFRN e da UnP, representantes do Conselho Nacional de Saúde e do INSS, coordenadores e médicos dos Centros de Referência em Saúde do Trabalho de Natal e Mossoró, e sindicalistas de diferentes categorias profissionais.
O encontro é uma iniciativa do Projeto Vidas Paralelas no RN, coordenado por Geolípia Jacinto, que também é coordenadora-adjunta do Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho (Fepmat).
0 comentários:
Postar um comentário