Você consegue viver sem se comunicar? Claro que não! Mas, ao que tudo indica, as diretorias que passaram pelo nosso Sindicato não pensavam dessa forma. Remexendo os arquivos, em nossa sede, não encontramos nada que se parecesse com um jornal ou boletim. E é difícil acreditar que uma entidade como a nossa, que tem a missão de representar milhares de trabalhadores, tenha conseguido passar tantos anos sem se comunicar com os seus associados.
No ramo da confecção de roupas, os trabalhadores estão distribuídos em dezenas de empresas, pequenas, médias e grandes, cumprindo diferentes horários, em Natal e em outras cidades. Por isso, não é correto pensar que uma simples visita de um diretor do Sindicato à empresa X ou à empresa Y, seja sificiente para manter os trabalhadores bem informados.
O sindicato precisa manter um instrumento de comunicação por várias razões. Primeiro, porque a categoria tem o direito à informação e a diretoria tem o dever de prestar contas daquilo que faz. Mas, Mas, além disso, o jornal do Sindicato pode ser também um instrumento de denúncia. Nele, podemos divulgar as arbitrariedades e injustiças que muitos trabalhadores enfrentam no dia-a-dia e cobrar as soluções. O sindicato precisa fazer com que a sua voz chegue a todos os trabalhadores, e é por isso que uma das primeiras iniciativas da nova diretoria foi a criação desse jornal.
0 comentários:
Postar um comentário