Na oportunidade, o médico Marconi Rocha, Perito do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), irá apresentar as "Estatísticas de Acidentes e Doenças nas Categorias de Trabalho da Construção Civil e Transportes". O médico Ricardo Oliveira, psiquiatra do Hospital de Guarnição de Natal, vai falar sobre "Traumas e Saúde Mental".
A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho, como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, como forma de lembrar os 78 trabalhadores mortos na explosão de uma mina nos Estados Unidos, no dia 28 de abril de 1969. Em todo o mundo, anualmente, cerca de dois milhões de trabalhadores perdem suas vidas no exercício da profissão.
Para garantir a conscientização permanente sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, o CEREST Estadual traçou uma estratégia de ação para o ano de 2011, com foco em cinco categorias profissionais: trabalhadores da construção civil, taxistas, motoboys e motoristas de transportes rodoviários e alternativos. "O trabalho será desenvolvido por meio de palestras e blitz educativas em pontos estratégicos da cidade", explica Sesion Melo, da equipe técnica do Cerest-RN. A ação é uma parceria com sindicatos (bancários, confecções, correios, motoboys, educação, saúde, taxistas, técnicos de segurança do trabalho, têxteis, transportes rodoviários), centrais sindicais (Conlutas, CTB, Nova Central), CEREST Regional Natal, CES/RN, CIST/RN, CPR/RN, DETRAN/RN, FEPMAT/RN, INSS/RN, PREVDORT, PRF/RN, SESI/RN e SRTE/RN.
Fonte: CEREST/RN
0 comentários:
Postar um comentário