A 1ª Conferência Estadual de Emprego e do Trabalho Decente foi realizada em Natal, nos dias 13 e 14 de outubro. O evento promovido pelo Cesem (Conselho Estadual do Emprego) reuniu representantes dos trabalhadores, de governos e dos empresários.
O objetivo foi construir propostas para o Programa Nacional do Emprego e do Trabalho Decente. A proposta que será válida em todo o país será definida na Conferência Nacional do Trabalho Decente, que ocorrerá em maio de 2012, em Brasília.
Os temas em destaque foram
- a geração de mais e melhores empregos;
- o fim do trabalho escravo e do trabalho infantil;
- o fortalecimento do diálogo entre os três atores (trabalhadores, governos e empresários); e
- igualdade de tratamento para jovens, mulheres, população negra e trabalhadores domésticos.
Os trabalhadores de confecções participaram da delegação da CTB, que reuniu na conferência 37 representantes de diferentes categorias.
A trabalhadora Maria dos Navegantes dos Santos da Silva, presidente do Sindconfecções/RN, informa que, “além de salários e condições de trabalho decentes, várias questões importantes surgiram nos debates”. Ela destaca o “assédio dento de empresas, que precisa ser combatido”.
“Outra questão”, ressalta Navegantes, “é sobre a necessidade dos empresários tomarem consciência do preenchimento da CAT nos acidentes e doenças decorrentes do trabalho. E também sobre as horas excedentes, quando nossa luta é para reduzir a jornada de trabalho, para que o trabalhador tenha mais tempo pro lazer, pra estudar, se qualificar e buscar melhor formação”.
O objetivo do Sindconfecções/RN e da CTB na conferência é “estabelecer pisos nacionais para as diversas categorias, para que uma costureira do Rio Grande do Norte receba o mesmo salário que sua colega do sul”, fiz a líder sindical.
0 comentários:
Postar um comentário