A atual direção do Sindconfecções/RN faz uma ampla reflexão de 2012. Foi um ano de dificuldades em todos os sentidos.
O setor de industrial do Estado vivenciou uma de suas piores crises. Concorrência de mercadorias contrabandeadas, alta de impostos, aumento da matéria-prima, falta de incentivos fiscais do Estado, enfim, foram muitos os indicadores alegados pelos patrões para reduzir a expectativa de investimentos no chão e fábrica.
Como a corda só arrebenta no lado mais fraco, as consequências foram sentidas pela categoria. O fantasma do desemprego e falta de expectativa de avanço nas conquistas assombraram os trabalhadores no primeiro semestre deste ano.
Contra todas as expectativas, a direção do Sindicato, soube, com determinação, responsabilidade e transparência conduzir o processo de negociação durante a Campanha Salarial que resultou em um Acordo Coletivo de Trabalho, o qual manteve direitos e avançou em benefícios para a categoria.
Em outra frente de luta, o Sindicato foi decisivo ao lutar por melhores condições de trabalho ao denunciar o assédio moral e o ambiente insalubre que muitos trabalhadores estavam submetidos. As denúncias dos próprios trabalhadores junto ao Ministério Público e à Entidade Sindical foram determinantes para que todas as ações fossem desencadeadas. Patrões tiveram que assinar Termos de Ajustes de Conduta se comprometendo a rever o tratamento dispensado aos trabalhadores. Os que não obedeceram as determinações acabaram por pagar multas pesadas.
Entretanto, a direção do Sindicato sabe que ainda muito precisa ser feito para continuar o avanço nos direitos e benefícios da categoria. Os trabalhadores não podem ser colocados como culpados e penalizados pela crise. O que se espera é que as soluções sejam apresentadas em uma relação de parceria, como, aliás, sempre foi a conduta da categoria nos momentos mais adversos.
Se necessário, os trabalhadores também estão dispostos a ir à luta. A história mostra que foi com mobilização e unidade que a categoria conquistou o atendimento das reivindicações.
È preciso continuar a luta com espírito combativo, renovado e inspirado nas festividades de final de ano.
Fonte: Direção do Sindconfecções/RN
Mais notícias
-
CLÁUSULA PRIMEIRA - VIGÊNCIA E DATA-BASE As partes fixam a vigência da presente Convenção Coletiva de Trabalho no período de 1º de mai...
-
O Sindicato dos Alfaiates e Costureiras esteve mais uma vez presente na luta da defesa da mulher trabalhadora. Os diretores do Sindicato ...
-
Todas as sextas-feiras de 8h às 12h e das 13h às 17h. O atendimento é realizado mediante agendamento pelo telefone: (84) 3653-4663.
-
A diretoria do Sindicato das Costureiras e Alfaiates do RN comunica que a partir do dia 19 de dezembro entrará de recesso de final de ano ...
0 comentários:
Postar um comentário