Para a procuradora regional do Trabalho Ileana Neiva, que coordena o Fepmat, “planejamento é a palavra chave para aperfeiçoar o atendimento, a assistência e a recuperação de vítimas e doenças relacionadas ao trabalho, inclusive para que as ações do SUS sejam voltadas à identificação dos agentes causadores dos danos à saúde dos trabalhadores (riscos físicos, químicos, biológicos ou ergonômicos) e das atividades econômicas responsáveis pela situação de risco”. Segundo destaca, uma vez conhecidas as causas dos agravos, será possível promover ações preventivas para impedir novos prejuízos à saúde e à segurança dos trabalhadores.
A coordenadora-adjunta do Fepmat, Geolípia Jacinto, espera a participação da comunidade, dos trabalhadores e do controle social, o que considera imprescindível para o planejamento adequado das ações dos CERESTs, de acordo com as necessidades e prioridades locais. Como o evento acontece no Dia Internacional de Não aos Agrotóxicos, medidas de prevenção de agravos relacionados aos agrotóxicos também serão discutidas na reunião.
Dentre os participantes, participaram do evento a direção do Sindconfecções/RN e representantes dos Cerests, de Secretarias de Saúde, dos Conselhos Estadual e Municipais de Saúde, de Sindicatos dos Trabalhadores, integrantes do Sistema S e membros do Fepmat. A reunião foi aberta ao público e todos os interessados puderam participar.
Com informações do MPT/RN
0 comentários:
Postar um comentário