Campanha Novembro Azul Sindconfecções/RN lança novo site Trabalhadores nos 70 anos do Sindconfecções/RN Sindconfecções/RN no 2º Conselho Nacional da CTB Convênio com plano odontológico
Home » , » Campanha Novembro Azul

Campanha Novembro Azul

Written By Unknown on quinta-feira, 5 de novembro de 2015 | 09:13

Depois da mobilização para prevenção ao câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora o alvo são os homens. Novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas à prevenção ao câncer de próstata e à saúde masculina.
 A campanha Novembro Azul visa a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. Além disso, sabemos que ele não costuma apresentar sintomas, por isso é importante que a partir dos 40 anos seja feito o exame preventivo.

Prevenção
 A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz cerca de 70% do sêmen, e representa um papel fundamental na fertilidade masculina.
 Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
 Homens a partir dos 40 anos devem procurar um posto de saúde para realizar exames de rotina. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, entre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.


Exames
 O toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Para um diagnóstico final, é necessário analisar parte do tecido da glândula, obtida pela biópsia da próstata.
 A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 40 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal feito e o PSA. Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindconfecções/RN

0 comentários:

Postar um comentário

Mais notícias